Pokémon Mythology
Olá, visitante! Vejo que ainda não está conectado ao nosso fórum, faça login.
Espere, você ainda não está cadastrado? D:
Por favor, não perca mais tempo, inscreva-se em nosso fórum e venha aproveitar as novidades que estamos preparando pra vocês. Nós teremos o maior prazer em recebê-lo no fórum e se precisar de qualquer ajuda, temos muitos membros e nossa equipe para ajudá-lo! Lembrando que você pode postar sua fanfic, seus desenhos ou edição de imagens, seu vídeo-detonado ou gameplay, participar de um RPG, postar e ler notícias do mundo Pokémon, tirar todas as suas dúvidas sobres todos os jogos de Pokémon, comentar sobre o desenho do momento ou apenas jogar um papo fora. Além de fazer amigos!
Para cadastrar-se clique no botão 'Sign-Up' ou em 'Registrar-se' aqui abaixo. Aguardo.
Feliz Natal e Ano novo!

Livros X Filmes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Livros X Filmes

Mensagem por Luccas em Ter 24 Nov 2009 - 17:38

Não é de hoje que obras literárias de grande sucesso viram filmes. E na maioria das vezes quando isso acontece, há sempre a inevitável comparação.
Alguns preferem os livros por possuírem mais riquezas em detalhes, e por deixar a visão das coisas a caráter do leitor. E também apontam o fato dos filmes não serem totalmente fiéis a obra.
Já outros preferem os filmes por estes serem mais concisos, de fácil entendimento e também por darem a "imagem", não forçando tanto assim a imaginação.
Obviamente há mais uma série de argumentos contra e a favor de ambos, mas eu gostaria de deixar isso a critério de vocês.

Afinal, vocês acham correto comparar livros e filmes? Se sim, qual você prefere?

Luccas
Membro
Membro

Masculino Idade : 24
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Re: Livros X Filmes

Mensagem por Lolzer em Ter 24 Nov 2009 - 18:29

Acho que não é correto comparar livros... o cinema, abusa de efeitos alucinantes te dando a impressão de estar lá... os livros apesar de darem a mesma impressão, não é tão forte assim... entretanto, ele incentiva a imaginação e ainda é superior no quesito de compreender a cena, por ser mais rico em detalhes.

Lolzer
Membro
Membro

Masculino Idade : 21
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Mods are asleep, let's post ponies!

Ver perfil do usuário

Mensagem por Werty em Ter 24 Nov 2009 - 20:43

Prefiro livros.
Gosto de assistir filmes,mas com os filmes o melhor dos livros é perdido.Quem leu a fantástica fábrica de chocolate,e assistiu as duas versões do filme,sabe que não é amesma coisa.Várias coisas são mudadas com os filmes,até personagens,o filme é super legal,mas comparado com o filme dá desanimo!Agora estou lendo a volta ao mundo em 80 dias,espero não me decepcionar com o filme depois!

Werty
Membro
Membro

Masculino Idade : 20
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vini Cat em Ter 24 Nov 2009 - 21:02

Gosto de Filmes tanto quanto gosto de livros...
Então:
O meu dá empate técnico!

Obs.: Isso poderia ser uma votação...

Fui!!

Vini Cat
Membro
Membro

Masculino Idade : 19
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Omae wa temee shinne!

Ver perfil do usuário http://maarkin.deviantart.com/

Mensagem por Kamlla em Ter 24 Nov 2009 - 21:37

Filmes são curtos, ainda mais se eles são de livros. Não conseguem botar todos os detalhes que o livro traz. Tirando que, o livro, além de ter mais emoção de se ler, ser uma boa atividade por trabalhar seu português e criatividade, não faz mal para vista nem nada parecido, se lido em boa iluminação.

Livros com certeza são uma melhor fonte de conhecimento e diversão para mim.

Kamlla
Membro
Membro

Feminino Idade : 19
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bakujirou em Qua 25 Nov 2009 - 1:32

Todos tem um lado a ser analisado... Muitas vezes, livros totalmente desconhecidos são fontes de filmes baseado neles, e então, a mágica acontece... O filme vira Blockbuster e o livro é procurado por todos....

Ou como citaram, acontece o que dizemos de "efeito negativo": o livro é muito famoso e reconhecido no mundo, e então, ele acaba virando um longa metragem... Pode até agradar, mas muitos leitores já apontam o livro como melhor que a versão cinematográfica... Fica um pouco controverso, mas é assim mesmo, os filmes podem alavancar muito a venda da imagem deste título...

Eu particularmente, gosto mais dos filmes auto-biográficos ou baseados em fatos reais... Estes filmes, geralmente são bem mais cuidadosos no quesito fidelidade da obra...

Heir of Life

a target="_blank" href="??"
Um novo challenge breve

Spoiler:

sign dork princess & original art by RhuanFPS

CONFIRA!

Veja meus outros perfis!

Bakujirou
Moderador
Moderador

Masculino Idade : 28
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : ~"You are my lucky charm"

Ver perfil do usuário http://bit.ly/docrJs

Mensagem por Lucario: TheLegend em Qui 26 Nov 2009 - 1:32

Filmes de livros não precisam nem ser comparados com a obra original, SEMPRE vão ser piores! Harry Potter foi o pior caso que eu já vi: li os 7 livros, e nos dois últimos filmes, eles não mostram coisas importantes e/ou interessantes dos livros, como a batalha em hogwarts no sexto, ou mesmo o baile.

Mas é MUITO melhor ver um filme do que ler um livro.

1- É mais rápido.
2- Você não precisa ler a descrição para entender, está lá.
3- É BEM mais barato.

Lucario: TheLegend
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gabriel032 em Qui 26 Nov 2009 - 11:09

Faço as palavras do Lucario TL as minhas. Sou simplesmente apaixonado pela série do Harry Potter, mas os filmes desmoralizam os livros.

Mas com uma coisa eu não concordei: acho muito melhor ler do que assistir. Lendo você exercita seu vocabulário e sua imaginação, e assistindo filmes, pelo menos na minha opinião, você não ganha nada.

Tanto que eu não li nenhum livro do Harry Potter menos de cinco vezes, e a maioria dos filmes eu só assisti duas ou três.

Gabriel032
Membro
Membro

Masculino Idade : 20
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gcamilo em Qui 26 Nov 2009 - 11:44

@Lucario: TheLegend escreveu:Filmes de livros não precisam nem ser comparados com a obra original, SEMPRE vão ser piores! Harry Potter foi o pior caso que eu já vi: li os 7 livros, e nos dois últimos filmes, eles não mostram coisas importantes e/ou interessantes dos livros, como a batalha em hogwarts no sexto, ou mesmo o baile.

Mas é MUITO melhor ver um filme do que ler um livro.

1- É mais rápido.
2- Você não precisa ler a descrição para entender, está lá.
3- É BEM mais barato.

Lucario, concordo! Eu já li os 7 e tenho os 5 primeiros filmes, os filmes são(falando um português claro) uma bosta. Tem alguns detalhes que faltam. O Dumbledore morrendo no filme é ridiculo, no filme o Harry não fica Petrificado! Ele ficou olhando igual um bobão seu diretor ser morto. Olhar Cínico. Livros são melhores!

Gcamilo
Membro
Membro

Masculino Idade : 18
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fire ReD em Dom 29 Nov 2009 - 11:08

Na minha opinião os livros são melhores, contem mais coisas que no filme… no filmes eles cortam varias coisas No caso do HP Eu preferi os filmes também,mais mesmo assim prefiro os livros. o/

Fire ReD
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : 1+1= Red O Original

Ver perfil do usuário

Mensagem por Charizard+BR+ em Sex 9 Abr 2010 - 13:07

hauhau Acho dificil de dizer isso, mas depende da história, de como o filme foi produzido e os detalhes e etc, mas muita das vezes o livro é melhor msm.

Charizard+BR+
Membro
Membro

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário http://www.otakumoderno.tk

Mensagem por Guilhermin_cloro_fila em Sex 9 Abr 2010 - 15:52

Bom pra mim o é sempre bom ler o livro e ver o filme depois, mas ainda prefiro os livros...

Quem já leu Marley e Eu e depois viu o filme? Falta muita coisa pra se contar,O livro tem uma vasta história e o filme eh soh algumas coisas... Mas ainda assim gosto de ver os filmes.Mas... Livros ownam. ^.^

issoai

Guilhermin_cloro_fila
Membro
Membro

Masculino Idade : 19
Alerta Alerta :
3 / 103 / 10

Frase pessoal : im like superman and u are the citizens of gotham

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luis Ferrari em Qui 6 Maio 2010 - 21:10

é muito relativo. em geral pra mim, os livros são melhores pq saum mais ricos, tem, coisas a mais. o filme tem muito mais riqueza visual, mas muitas vezes peca por causa da falta de sentido por ter q corta cenas do livro e tamen fik muito incompleto. eu axo q vle a pena passar umas horinhas lenu um livro (claro que sem desmerecer os filmes)

Luis Ferrari
Membro
Membro

Masculino Idade : 23
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vandro em Seg 30 Ago 2010 - 19:45

Filmes baseados em livros na grande maioria não fazem juz ao livro, filmes de vários livros que já não contam nem a metade da história, ou então mudam o foco que esta na obra.

Vandro
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Nada na vida é completamente errado.

Ver perfil do usuário

Mensagem por -Ice em Sex 16 Nov 2012 - 1:54

Já li toda a saga Harry Potter, é claro que eu comecei procurar os livros da mesma depois de assistir e virar fã dos filmes, mas hoje em dia eu acho que assistir o filme produzido a partir de uma obra literária não consegue repassar a emoção.

Como já fizeram aqui, é claro que vou dar exemplo baseado em Harry Potter, já que eu sou um grande fã.

Dizendo em palavras que as pessoas que apenas assistiram filmes não entenderão: Winky, Ludo Bagman, Carlinhos Weasley, Ted Tonks, Scorpion Malfoy, etc. O longa metragem tem de ser feito em pouco menos de três horas, e apenas esse tempo não consegue suportar um livro com mais de 300 páginas, muitas vezes eles são obrigados a optar por fazer um filme de duas ou mais partes para não deixar fatos importantes para trás (Relíquias da Morte, Amanhecer...).
Uma coisa sem sentido nos filmes do Harry Potter é que o Harry "sente" que o objeto é uma Horcruxe quando o vê, quando na verdade no sexto volume ele já tinha quase certeza de quais eram 3 das 4 que restavam (e a quarta ele conseguiu lembrar por já a ter visto antes na sala precisa).

Terça-feira eu comecei a ler Percy Jackson e os Olimpianos, só a parte em que citam a semideusa Thalia já fez o filme virar lixo.

-Ice
Membro
Membro

Masculino Idade : 17
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por GabrielC em Sex 16 Nov 2012 - 3:31

Desde que o filme seja baseado no livro, é uma comparação inevitável e necessária. Uma das coisas que vai dizer se o filme é bom ou não é a comparação. Um dos fatores que faz os filmes de The Lord of the Rings tão épicos e aclamados é a fidelidade com os livros. Não li todos, parei no primeiro porque achei o Tolkien muuuuuuuito lento, cansei logo, mas o começo do filme é fiel ao do livro (tirando que no livro a história se arrasta por muito mais tempo, mas algumas coisas ali só tornariam o filme cansativo). Agora, tem umas adaptações que são muito mal feitas, como a de Abraham Lincoln: Vampire Hunter. Tá que o livro já não é bom, mas o filme é pior ainda porque foi muito mal adaptado.

O problema dessa coisa de adaptações é que os produtores, diretores e blah blah blah não precisam agradar apenas quem leu o livro, mas também quem não pretende ler, além de fazer bonito no meio das críticas, que apontam a fidelidade como um mero detalhe. Se você for reparar, tem filmes adaptados que são uma merda nesse quesito, mas são aclamados por outros fatores importantes para a crítica. É só pra isso que esse povo se importa mesmo, vender, então muitas vezes pouco importa se tá parecendo com o livro ou não .-.

Aliás, eu prefiro os livros. Se veio antes, é a história original.

GabrielC
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : somkamkin kisan komso

Ver perfil do usuário http://gabrielcavalcanteoficial.tumblr.com/

Mensagem por GodFire em Sex 16 Nov 2012 - 10:10

Eu acho que tanto os filmes do Harry Potter e de O Senhor dos Anéis fizeram versões bem fiéis aos livros. Lembrando, é claro, que pegaram apenas momentos importantes e às vezes tiveram que mudar algo. Mas em geral está muito bom. Crepúsculo também é um dos filmes baseados nos livros que se saiu muito bem, mas não entro muito em mérito porque não gosto da saga.

Enfim... cada coisas tem seu lado positivo. Mas eu prefiro livros, lógico.

GodFire
Membro
Membro

Masculino Idade : 22
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Nada melhor pra fazer do que não fazer nada

Ver perfil do usuário http://www.lastfm.com.br/user/FireKilljoy

Mensagem por Hyurem em Ter 11 Dez 2012 - 19:00

Sinceramente, uma das maiores decepções pra mim foi ver os filmes 7 do Harry Potter depois de ler o livro. Nem mesmo com dois filmes o pessoal conseguiu fazer uma boa adaptação para as telas.

Outra decepção? Eragon. Quem já leu o livro e assistiu ao filme sabe do que estou falando. O filme foi muito mau feito se comparado com o livro. Não se deram ao trabalho nem mesmo de escolher um ator que se parecesse com o Eragon descrito no livro! E a Saphira tinha penas!!! Mad

E a questão será sempre essa: nunca será possível fazer filmes extremamente fiéis a livros muito grandes. Por isso prefiro livros Razz

P.S.: Se alguém puder responder essa dúvida agradeço, mas somente se já for postar no tópico: vai haver algum filme da série de livros Rangers: Ordem dos Arqueiros?

Hyurem
Membro
Membro

Masculino Idade : 18
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : "As palavras são nossa inesgotável fonte de magia"

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leo em Qua 12 Dez 2012 - 9:32

@Hyurem escreveu:Sinceramente, uma das maiores decepções pra mim foi ver os filmes 7 do Harry Potter depois de ler o livro. Nem mesmo com dois filmes o pessoal conseguiu fazer uma boa adaptação para as telas.

Eu achei uma excelente adaptação. Só senti falta de assistir as batalhas individuais, e Gina, Luna e Hermione x Bella e Slughorn, Kingsley e Minerva x Voldemort.

Leo
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Drigow em Qua 12 Dez 2012 - 10:28

@GabrielC escreveu:O problema dessa coisa de adaptações é que os produtores, diretores e blah blah blah não precisam agradar apenas quem leu o livro, mas também quem não pretende ler, além de fazer bonito no meio das críticas, que apontam a fidelidade como um mero detalhe. Se você for reparar, tem filmes adaptados que são uma merda nesse quesito, mas são aclamados por outros fatores importantes para a crítica. É só pra isso que esse povo se importa mesmo, vender, então muitas vezes pouco importa se tá parecendo com o livro ou não .-.

Concordo totalmente com isso. O filme O Ladrão de Raios foi uma coisa tão bizarra comparada ao livro, que fico me perguntando como vão fazer O Mar de Monstros depois de terem esculhambado com a história.

(O filme O Mar de Monstros será lançado em 2013)

Drigow
Membro
Membro

Masculino Idade : 101
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leo em Qua 12 Dez 2012 - 10:30

Fire Killjoy escreveu:Eu acho que tanto os filmes do Harry Potter e de O Senhor dos Anéis fizeram versões bem fiéis aos livros. Lembrando, é claro, que pegaram apenas momentos importantes e às vezes tiveram que mudar algo. Mas em geral está muito bom. Crepúsculo também é um dos filmes baseados nos livros que se saiu muito bem, mas não entro muito em mérito porque não gosto da saga.

Enfim... cada coisas tem seu lado positivo. Mas eu prefiro livros, lógico.

Acredito que a adaptação de Jogos Vorazes também ficou boa.

Leo
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shii em Qua 12 Dez 2012 - 13:30

Não. Comparar livro e filmes não é o correto comparar, são coisa absolutamente distintas, não é possível fazer uma comparação entre ambos. Mas se fosse avaliar ambos materiais, eu indicaria o livro. Pois a riqueza do conhecimento e do saber se encontra apenas nele, não que não se seja possível ver isso em filmes. Darei um exemplo.

"A produtora de filmes Y cria um filme do Livro X."

O que acontece nesse caso. Quando se cria um filme com base em um livro, está sujeito à quebra de vários detalhes minuciosos que mesmo sendo pequenos e simples, vai fazer a diferença. Mesmo que o filme faça você ver o que se passa no livro de uma forma mais clara e objetiva, muita coisa vai ser cortada. O pior de tudo, é se você lê o livro e depois vai assistir o filme, vai dar de cara com controvérsias, e ainda é capaz de não conseguir compreender exatamente o que está ocorrendo. Isso se tornaria meio confuso e talvez, desanimador.

Mas por fim, eu prefiro livros. Além de um conhecimento rico e completo, nada melhor que bater um papo com quem gosta também, discutir os acontecimentos os ápices de cada capítulo, resmungar com os "bolas foras" do autor e assim vai. Um filme proporciona imaginação, mas não tão bem conteúdo. É o contrário do livro, então, sem comparação!

Shii
Membro
Membro

Feminino Idade : 21
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Quanta inocência.

Ver perfil do usuário

Mensagem por GabrielC em Qui 13 Dez 2012 - 0:47

@Hyurem escreveu:Sinceramente, uma das maiores decepções pra mim foi ver os filmes 7 do Harry Potter depois de ler o livro. Nem mesmo com dois filmes o pessoal conseguiu fazer uma boa adaptação para as telas.

Eu li os livros numa ordem toda quebrada, mas lembro que tinha lido o quinto antes de ver o filme. Já no começo eu tava entediado e lá pela metade tava pensando "que merda é essa?" O_O Desde então não vi os outros e nunca mais vi nenhum outro filme de Harry Potter xD Acho que o maior pecado deles foi tirar o Pirraça :/

@Shii escreveu:Não. Comparar livro e filmes não é o correto comparar, são coisa absolutamente distintas, não é possível fazer uma comparação entre ambos.

Distintos? O.O C-c-c-como assim? Eu como escritor discordo completamente e creio que meus amigos atores, produtores, músicos e tudo mais também discordariam. Arte é um negócio que anda lado a lado, seja ela puramente comercial ou não. É, por exemplo, impossível fazer um filme sem elementos literários (pois roteiro é um gênero literário), assim como muitos escritores escrevem livros cinematográficos. Eu, por exemplo, alinho prosa e música nos meus trabalhos e tem dado certo. Literatura e cinema são exatamente como anime e mangá; o princípio é o mesmo.

GabrielC
Membro
Membro

Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : somkamkin kisan komso

Ver perfil do usuário http://gabrielcavalcanteoficial.tumblr.com/

Mensagem por Shii em Qui 13 Dez 2012 - 16:47

@GabrielC escreveu:

Eu li os livros numa ordem toda quebrada, mas lembro que tinha lido o quinto antes de ver o filme. Já no começo eu tava entediado e lá pela metade tava pensando "que merda é essa?" O_O Desde então não vi os outros e nunca mais vi nenhum outro filme de Harry Potter xD Acho que o maior pecado deles foi tirar o Pirraça :/

@Shii escreveu:Não. Comparar livro e filmes não é o correto comparar, são coisa absolutamente distintas, não é possível fazer uma comparação entre ambos.

Distintos? O.O C-c-c-como assim? Eu como escritor discordo completamente e creio que meus amigos atores, produtores, músicos e tudo mais também discordariam. Arte é um negócio que anda lado a lado, seja ela puramente comercial ou não. É, por exemplo, impossível fazer um filme sem elementos literários (pois roteiro é um gênero literário), assim como muitos escritores escrevem livros cinematográficos. Eu, por exemplo, alinho prosa e música nos meus trabalhos e tem dado certo. Literatura e cinema são exatamente como anime e mangá; o princípio é o mesmo.

Quando eu disse distinto, me referia a comparação de filmes e livros, não pela arte, ou que um não precisa do outro.

Shii
Membro
Membro

Feminino Idade : 21
Alerta Alerta :
0 / 100 / 10

Frase pessoal : Quanta inocência.

Ver perfil do usuário

Mensagem por GabrielC em Qui 13 Dez 2012 - 17:01

Aaaah D; Soou como o que eu obviamente achei SHAUSHUAHSUAHS

GabrielC